Coronavírus: Cuidados que os pais precisam ter com os filhos e como ensinar as crianças sobre prevenção

Dicas de cuidados com as crianças!

Estamos enfrentando um momento delicado de mobilização mundial contra o Coronavírus. Neste período em que é importante cada um fazer a sua parte, papais e mamães ganham uma tarefa ainda mais especial: orientar as crianças sobre o que é a doença, quais são as formas de transmissão e, principalmente, como prevenir, afinal, o poder de combater o Coronavírus está em nossas mãos!

Se você ainda não conversou com o seu filho sobre a doença, é hora de bater aquele papo em família com sabedoria e transparência! Neste blog, você vai saber a melhor formar de comunicar e orientar as crianças. Precisamos contar com os pequenos como aliados nesse combate!

Então, mantenha a calma, procure se informar apenas por meio de fontes seguras, como Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, e siga algumas dicas que preparamos sobre como conversar com as crianças. Confira!

Coronavírus: Como explicar a doença para as crianças?

Explique o que é o Coronavírus de forma simples e direta, sem fazer alarde com os pequenos.  Essa conversa é muito importante para evitar fantasias e medos bobos e desnecessários.  Siga algumas dicas de especialistas:

Leve em consideração a idade da criança: Se ela for pequena, pode abordar o assunto de forma lúdica;

Não fale além do necessário: Mas também não tenha medo de falar sobre o Coronavírus, afinal, a maioria das crianças já ouviu falar sobre o novo vírus de alguma forma, não é mesmo?

Diga que é um novo tipo de vírus que causa infecção respiratória: É como se fosse uma gripe bem forte, com febre, tosse e coriza, que pode afetar muitas pessoas, principalmente os mais velhos, como os avós deles.

Peça ao seu filho (a) para te contar o que ele já ouviu sobre o Coronavírus e como ele se sente: E esteja preparado para responder todas as perguntas dele! As crianças são sempre muito curiosas.

Contágio: Como ensinar as crianças como o Coronavírus se espalha

Antes de falar sobre o contágio, tranquilize a criança dizendo que se ela pegar o Coronavírus, será com uma gripe leve, com sintomas fracos, e que rapidamente será curada!

Agora é o momento de falar sobre a transmissão do coronavírus, que costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

-Tosse;

-Espirro;

-Catarro;

-Contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão);

-Contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Neste período, é importante orientar as crianças para evitar beijos e abraços, além de não usar objetos pessoais de outras pessoas, como copos, pratos, talheres, toalhas etc.

 Prevenção: Como envolver as crianças nos cuidados para prevenir o Coronavírus?

Enfatize com a criança todos os cuidados que devem ser tomados. Os pequenos costumam ficar mais tranquilos quando se sentem seguros. Para isso, as dicas são:

Envolva o seu filho, com brincadeiras, na hora de lavar a mão: Dependendo da idade da criança, essa tarefa pode ser muito divertida, cantando uma música. Que tal?

Use sempre a criatividade para tratar esse assunto de forma lúdica: confira dois vídeos super bacanas para te inspirar a orientar o seu filho!

Conte que a sua família adotou em casa os devidos cuidados para a prevenção: Os cuidados são:

1.Deixar os ambientes sempre arejados, com circulação de ar (portas e janelas abertas).

2.Ter sempre álcool gel nos banheiros para toda a família usar;

3.Intensificar o hábito de lavar as mãos, principalmente antes das refeição e antes e após usar o banheiro;

4.Não sair de casa se apresentar febre, coriza ou tosse.

Coronavírus: Principais sintomas da doença

As crianças devem estar cientes sobre quais são os principais sintomas do Coronavírus:

-Febre;

-Tosse;

-Dificuldade para respirar.

Estamos juntos nessa batalha! Conte com a gente. Entre em contato conosco para o que precisar nesse momento! Vai ser um prazer te ouvir!